PUDIM DE LEITE CONDENSADO TRADICIONAL

Acho que posso afirmar que essa é umas das melhores sobremesas que existem na face da Terra. Não tem como não gostar de pudim de leite condensado. Impossível!!! E o melhor de tudo é que é super simples de preparar e são necessários apenas quatro ingredientes. Qualquer um pode fazer. Não tem mistério.

Costumo usar uma adaptação da receita do chef Luiz Araújo, da Boston Bakery, que encontrei no site do canal GNT.  Essa receita aparece no topo de uma lista de dez receitas de pudim, elaborada pelo GNT. É uma verdadeira delícia! O sucesso é garantido, com certeza absoluta! Hehehehe.

Quem nunca fez um pudim de leite condensado, agora pode ir pra cozinha e fazer o seu. É super fácil.

Vejam agora a receita passo-a-passo:


PUDIM DE LEITE CONDENSADO TRADICIONAL




INGREDIENTES:

2 latas (395g) de leite condensado
2 latas (395g) de leite integral (mesma medida do leite condensado)
4 gemas
1 ovo inteiro
1 xícara de chá de açúcar
1/4 xícara de chá de água


MODO DE PREPARO:

Bata rapidamente no liquidificador o leite condensado, o leite, as gemas e o ovo inteiro. Segundo a receita original, o ideal seria misturar todos os ingredientes para o pudim com um batedor de arame, tomando cuidado para não incorporar muito ar. No entanto, sempre usei o liquidificador, por ser mais prático, e sempre deu certo. Independente do método escolhido, deixe a mistura descansando por, pelo menos, 15 minutos.

Enquanto isso, prepare a calda de caramelo. Leve o açúcar ao fogo médio até derreter totalmente, formando um caramelo escuro. Em seguida, coloque a água. Nesse momento, o caramelo irá borbulhar e ficar bastante endurecido. Isso é normal. Depois de um tempinho no fogo, o caramelo voltará a ficar líquido novamente. 

Unte levemente com manteiga uma forma de pudim de 24cm e despeje a calda de caramelo. Por último, despeje a mistura do pudim.

O pudim deve ser levado ao forno a uma temperatura média de 180°C, em banho-maria, por pelo menos 1 hora, coberto com folha de alumínio. Dependendo do forno, esse tempo pode chegar a 1 hora e meia ou 2 horas. Para o banho-maria, pode ser usada uma forma de bolo de formato redondo, com 30cm de diâmetro, por exemplo, preenchida com água quente até a metade. Caso não tenha a folha de alumínio para cobrir o pudim, pode ser usado também um prato grande, desde que o mesmo cubra totalmente o pudim. No caso de usar um prato de vidro, deve-se tomar cuidado ao retirá-lo do forno. Coloque-o para esfriar sobre o fogão ou sobre um pano de prato. Nunca jogue água para esfriar, pois o vidro irá rachar, por conta do choque térmico.

Bom, após o tempo no forno, retire o pudim e deixe-o esfriar à temperatura ambiente. Em seguida, leve à geladeira. Quando estiver bem geladinho, desenforme. Esse é melhor momento. É quando a calda de caramelo escorre pelo pudim. Hummmm! Irresistível!

Pronto, chegou a hora de experimentar!

Impossível vai ser comer apenas uma fatia! Hehehehe.

Comentários

  1. Maravilhoso!!! Tradicional e nunca sai de moda!!! rsrsrsrs Bom de +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Davis! E com certeza vai ser difícil encontrar alguém que não goste, né? Hehehe

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas