PÃO DE QUEIJO


O pão de queijo sempre me faz lembrar dos meus tempos de infância em Minas, da época de faculdade em São João Del Rei, nas paradas nas estradas de Minas para comprar essa delícia e até mesmo de uma época em que eu praticamente comia pão de queijo todos os dias. Hehehe. Enfim, só ótimas recordações. Demorou, mas finalmente consegui postar a receita dessa iguaria mineira, que inclusive me inspirou na escolha do nome desse blog. 

O pão de queijo é um produto tradicionalíssimo mineiro, que não faz sucesso apenas no nosso país. Muitas empresas nacionais fabricam e exportam pães de queijos congelados para diversos países. É muito difícil alguém resistir a um pão de queijo quentinho, cheiroso e saboroso, saindo do forno, né? Acho que isso é impossível. Hehehe.




Existem diversas receitas diferentes de pão de queijo, com uma grande variação dos ingredientes e do tipo de queijo utilizados, o que influencia bastante o resultado final. Algumas receitas usam o polvilho doce, outras o polvilho azedo e outras usam uma mistura de ambos. O queijo é o ingrediente principal, responsável pelo sabor marcante e delicioso do pão de queijo. Os tipos mais utilizados são o queijo minas curado ou o queijo minas padrão, incluindo ainda o queijo parmesão.

Já tive a oportunidade de experimentar algumas receitas de pão de queijo e pude perceber que o resultado obtido varia bastante, tanto no sabor, quanto na textura. Até que um certo dia desses, estava assistindo na TV o programa A Confeitaria do Canal Bem Simples, e um dos apresentadores, o Rogério Shimura, estava ensinando uma receita de "pão de queijo" e dando dicas excelentes. Segundo ele, cada tipo de polvilho tem uma função específica no preparo do pão de queijo. Enquanto o polvilho azedo é responsável pela fermentação, o polvilho doce garante a maciez do pão de queijo. Portanto, o ideal seria utilizar uma combinação de ambos. Essa explicação me convenceu totalmente e foi suficiente para que eu me aventurasse no preparo desse pão de queijo. Hehehe. Feito o teste, o momento mais aguardado foi experimentar o pão de queijo saindo do forno. Nossaaaa! Com certeza, foi um dos mais gostosos que comi na vida. Sem dúvida alguma.

Outra dica super prática do Rogério Shimura foi a de fazer pães de queijos prensados na hora. É só fazer bolinhas com a massa e colocar em uma sanduicheira elétrica ou máquina de waffle. Além de agilizar o preparo, isso permite que você possa armazenar a massa na geladeira e preparar os pães de queijo na hora que quiser. Sem falar que fica uma delícia comer pão de queijo quentinho e feito na hora, né? Vale a pena experimentar.

E aí, será que alguém vai conseguir resistir a essa delícia? Hehehe.


PÃO DE QUEIJO




INGREDIENTES:

300g (1 e 1/4 xícara de chá) de polvilho azedo
200g (1 xícara de chá) de polvilho doce
1 colher de chá (10g) de sal
75g (1/2 xícara de chá) de óleo vegetal
300ml de leite
75g de ovos (aproximadamente 2 ovos pequenos, ou o suficiente para que a massa fique num ponto que dê para enrolar e quase grudando nas mãos)
250 a 300g de queijo minas meia cura ralado
50g de queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARO:

Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente em gramas, é aconselhável o uso de uma balança digital para cozinha. Apesar de não ser muito comum ter em casa uma balança, vale à pena adquirir uma. Elas quebram um galho danado. Como alternativa pode ser usado um copo medidor para as medidas em xícaras ou ml. Vale ressaltar que, para esse caso, as medidas foram aproximadas por mim. As medidas em gramas são mais exatas e são da receita original. Foram essas que usei. Vale lembrar também que medir a quantidade de ovos em gramas não é muito usual, pelo menos para mim que sempre usei ovos em unidades. É importante adicionar a quantidade certa de ovos nessa receita, pois a massa fica perfeita. Para mais informações sobre como pesar ovos em gramas, clique aqui.

Primeiramente, coloque o leite e o óleo para ferver em uma panela. Então, em uma tigela grande, misture o polvilho azedo, o polvilho doce e o sal. Despeje sobre essa mistura, o leite com o óleo fervido. Mexa bastante com uma espátula e deixe esfriar.

Em seguida, junte os ovos (eles só podem ser acrescentados após a massa esfriar, senão serão cozidos pelo calor) e trabalhe a massa com as mãos até que a mesma fique uniforme. Despeje a massa sobre uma mesa ou bancada e acrescente os queijos minas meia cura e parmesão. Mexa bastante com as mãos até os queijos se incorporem à massa.
  
Faça bolinhas com a massa do tamanho que desejar. Costumo fazer bolinhas de aproximadamente 50g. Coloque as bolinhas em uma forma untada com manteiga.

Por fim, pré-aqueça o forno à temperatura de 190°C. Leve para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados. Esse tempo, claro, vai depender do forno de cada um.

Quem quiser também pode colocar as bolinhas em uma sanduicheira elétrica ou máquina de waffle. Duas bolinhas de 50g costumam ficar prontas em até 8 minutos. Vejam o resultado na foto abaixo. Hummm! Me deu água na boca só de lembrar. Hehehe.



Comentários

  1. Delícia!!!!!!! Vou ver se faço essa sua receita hoje :)
    Tava esperando ela por aqui hihihihi
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia mesmo, Marianne! Hehe.
    Se precisar de ajuda é só me avisar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro quando eu estava fazendo orgânica 1, eu criei um simulado da prova para ajudar a minha turma, você que nem fazia parte da minha turma, me chamou no privado do Whatsapp e perguntou se eu tinha o gabarito do simulado, eu falei que não, mas que eu iria criar o gabarito só para te ajudar, eu criei o gabarito e te mandei no dia seguinte, só para te ajudar. Mesmo assim, no ano seguinte, você se juntou com a Gabriela Santana Andrade no grupo do Whatsapp de analítica 1 só para ficar me humilhando por causa de IC, eu estava doente naquele dia, o que você fez comigo, não se faz nem com um bicho. É isso que eu ganho por criar o gabarito de um simulado só para te ajudar, eu sou humilhado.

    Depois do que você fez comigo, você me bloqueou no Whatsapp sem sequer ter falado uma palavra comigo.

    Você é pior do que os alunos da Fernanda, os alunos da Fernanda não cuspiram no prato que comeram, os alunos da Fernanda não se aproveitaram de um momento de fragilidade minha para ficarem me humilhando por causa de IC.

    Você apenas me usou e depois que não precisava mais de mim, você me jogou fora.

    Eu nunca vi você levantar um dedo para ajudar ninguém, você só pensa em você mesmo.

    Você ainda faz iniciação científica no laboratório de estudo de biomoléculas de produtos naturais do IPPN, esse laboratório deve ser uma porcaria para aceitar uma ingrata que nem você. O IPPN está uma porcaria hoje em dia, o IPPN aceitou o Hugo Moreira Lima Mori como aluno de mestrado, o Hugo foi outro que também ficou me humilhando por causa de IC.

    Você ainda viajou para Paris com o dinheiro da bolsa de IC:

    https://www.instagram.com/p/B0MYSsQg7L1/

     

    Será que o pessoal em Paris sabe que você é uma psicopata que fica humilhando os outros por causa de IC?

    Você ainda tem uma empresa que vende artigos de vestuário e acessórios  e que está localizada no município de Niterói/RJ, você está fazendo estágio na Zydus Brasil, será que o pessoal desses 2 lugares sabem que você é uma ingrata?

    Eu não vou deixar você continuar vivendo a sua vida normalmente depois do que você fez comigo.

    A coordenação da farmácia da UFRJ pode fechar os olhos para os absurdos que acontecem na faculdade, mas eu não fecho os olhos para o fato de uma psicopata, igual a você estar se dando bem na vida, sem sequer sofrer uma consequência do que você fez comigo.

    Manda o pai policial da Gabriela Santana Andrade aparecer aqui em casa, depois de ter buscado o arrego dos traficantes da boca de fumo, que fica em cima da minha casa. Aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

    Manda o pai policial da Gabriela Santana Andrade aparecer aqui em casa para me matar, eu não tenho nada a perder, a vida é boa para quem faz iniciação científica, para quem não faz só resta à morte, eu não vou perder a minha bolsa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas