GANACHE DE CHOCOLATE PARA BOLOS

Nada como uma deliciosa ganache de chocolate bem lisinha por cima de um bolo, né? Se a ganache for de chocolate meio amargo então, nem se fala. Não tem coisa melhor. Sou até suspeito para falar. Hehehe. Você pode usar a ganache tanto como cobertura de um simples bolo de cenoura ou de chocolate quanto em um bolo de várias camadas. Além disso, se sobrar você pode armazenar na geladeira e usar como uma pasta para passar em fatias de bolos, pães e biscoitos ou mesmo comer com uma colher. Hummm!

Dê preferência sempre ao chocolate de boa qualidade para o preparo da ganache, assim como de qualquer receita. Não é muito difícil avaliar a qualidade de um chocolate. Uma forma simples é verificar no rótulo a lista de ingredientes. Eles sempre aparecem em ordem decrescente de quantidade, então o primeiro ingrediente da lista é o que está presente em maior quantidade no produto. O chocolate de boa qualidade tem basicamente: pasta de cacau ou massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar, leite em pó (no caso de chocolate ao leite) e lecitina de soja (que é um emulsificante natural). Aqueles que não contem esses ingredientes, mas levam gordura hidrogenada não são considerados de boa qualidade, pois tem sabor e textura inferiores. Sem falar que não são nem um pouco saudáveis. O preço também costuma ser uma referência para a qualidade. Os bons e nobres chocolates, claro, são mais caros. Leia sempre o rótulo.

A receita abaixo é indicada para uso de creme de leite comum, ou seja, aquele de caixinha, por ser mais simples. Se preferir usar o creme de leite fresco, o preparo é um pouquinho diferente. Logo após a lista de ingredientes vou indicar o link para preparar a ganache com creme de leite fresco, que é do site Panelinha da Rita Lobo.



GANACHE DE CHOCOLATE PARA BOLOS


Foto: http://www.foodnetwork.com


INGREDIENTES:

400g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite de caixinha*
1 colher de sopa de manteiga (opcional)


* Se quiser usar creme de leite fresco, clique aqui para acessar a receita.


MODO DE PREPARO:

Leve ao fogo médio 
uma panela com um pouco de água, que será a base para o banho-maria. Pique fino ou em pedaços bem pequenos o chocolate e jogue em uma tigela de vidro ou de inox. Adicione a manteiga, caso deseje. Coloque a tigela sobre a panela com água fervente, que não deve encostar no fundo da tigela. Quando o chocolate derreter totalmente, desligue o fogo e tire do banho-maria. Junte o creme de leite e misture até formar uma mistura lisa. 

Leve a geladeira por mais ou menos 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura. Repita esse procedimento até obter a consistência desejada. Em dias frios, pode ser que não seja necessário levar a geladeira, pois a temperatura ambiente já é suficiente para endurecer um pouco a ganache.

Por fim, espalhe a ganache sobre o bolo frio e desenformado com uma espátula ou com uma faca. Está pronto!!!

Comentários

Postagens mais visitadas