MUFFIN DE BANANA COM GOTAS DE CHOCOLATE

Uma das minhas receitas prediletas é aquela delícia de bolinho individual, chamado de "muffin". Não apenas pelo sabor, mas principalmente pela facilidade e praticidade de preparo. Por isso, grande parte das receitas que costumo preparar ou experimentar são as de muffins. Os muffins são ideais para o café da manhã ou lanche da tarde. Aliás, para qualquer hora. Hehehe. Nossaaaaa! Bom demaaaaais!

Primeiramente, deve ser lembrado que existe diferença entre muffin e cupcake. Se for levado em conta apenas a aparência, já percebemos facilmente que somente o cupcake tem aquela cobertura doce, bonita e colorida. Mas a principal diferença entre eles está na massa. A massa do cupcake é mais simples, mais leve e mais doce. Já a do muffin é mais densa, menos doce, menos enjoativa e pode ter frutas ou gotas de chocolate. Além disso, os muffins podem ser salgados.

Os muffins são bastante populares nos EUA, na Inglaterra e em outros países. Como referência, resolvi adotar as receitas elaboradas pelos americanos. Existem diversas receitas e minhas preferidas são aquelas que levam frutas. Todas são específicas para preparar um total de 12 muffins. 

Como mencionei no início, uma grande vantagem na preparação dos muffins é a facilidade. Costumo gastar uns 10 minutos no preparo da mistura até levar ao forno. E em média, o tempo para assar é de 30 minutos. É super rápido e tranquilo. Sem grandes segredos. 

Pretendo postar aqui no blog todas as receitas que já experimentei, mas vou começar com a receita que, até o momento, é a minha preferida: muffin de banana com gotas de chocolate. Nossaaa! É tão gostosoooo! Essa receita foi adaptada do site Joy of Baking. O meu toque especial foi incluir a canela, que combina super bem com a banana.

Talvez o único inconveniente, se é que posso chamar assim, para quem é marinheiro de primeira viagem, é que é necessário comprar uma forma própria para assar os muffins, bem como as forminhas de papel. Mas podem ter certeza de que vai valer a pena. Hehehe.

Confiram abaixo essa receita deliciosa! Espero que gostem!


MUFFIN DE BANANA COM GOTAS DE CHOCOLATE




INGREDIENTES:

1 e 3/4 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar refinado
1/4 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
1 xícara de chá de gotas de chocolate (ao leite, branco ou meio amargo)
1/2 xícara de chá de óleo vegetal
3 bananas nanicas (ou prata) bem grandes e maduras
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, distribua as forminhas de papel na forma própria para assar 12 muffins. Não é necessário untar a forma.

Em um recipiente grande, adicione os ingredientes secos, ou seja, a farinha, o açúcar refinado, o açúcar mascavo, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Misture tudo e reserve.

Em outro recipiente, junte o óleo, os ovos ligeiramente batidos e a baunilha. Amasse as bananas com um garfo, mas não precisa amassar muito. É até melhor que fique com uns pedacinhos. Misture com os outros ingredientes líquidos. Com relação à banana, prefiro usar a nanica (também conhecida como banana d'água), mas a banana prata é uma ótima alternativa.

Por último, adicione a mistura dos líquidos à mistura da farinha. Junte as gotas de chocolate. Não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem. Esse é um dos segredos para que os muffins fiquem fofinhos. E se ficar com uns gruminhos, não tem problema. Quanto menos mexer, melhor.

Distribua a mistura nas 12 forminhas de papel. Em média, são duas colheres de sopa cheias para cada muffin. Leve para assar por um tempo entre 25 a 30 minutos, o que vai depender do forno de cada um.

Retire do forno. Deixe esfriar por pelo menos 10 minutos para retirar os muffins da forma própria. Prefiro deixar esfriar totalmente para saborear. A dica é comer horas depois de preparar os muffins, tipo fazer a noite e comer na manhã do dia seguinte. Hummmm!!!

Comentários

Postagens mais visitadas