BOLO DE LARANJA, PASSAS E NOZES

Um dos meus bolos básicos preferidos é o de sabor laranja. Motivado pelo resultado obtido na deliciosa receita de "bolo de laranja, abacaxi e nozes", resolvi pesquisar e testar uma receita diferente de bolo de laranja. Assim, pesquisando na internet, encontrei uma receita de "bolo de laranja com cranberry", no site americano Joy of Bakingque é muito fácil de preparar, além de parecer deliciosa. No entanto, como o cranberry não é muito comum e fácil de encontrar, além do preço ser um pouco mais caro, resolvi substituí-lo por passas brancas.

O que mais me chamou a atenção nessa receita foi o fato de ter como ingrediente a essência de baunilha. Além disso, a quantidade de óleo vegetal (ou manteiga, se preferir) é bem menor em relação a outras receitas de bolo que costumo preparar. Fiquei curioso pra ver o resultado final. Me deu água na boca só de imaginar. Hehehe. O sabor da laranja misturado com as nozes, as passas e o toque especial da baunilha só poderia ficar delicioso. E ficou mesmo! Um delicioso e diferente bolo de laranja. Testado e aprovado com louvor! Hummmmmm.

Vou passar a receita que preparei, que foi adaptada do site Joy of Baking

É bem simples e rápida de preparar.


BOLO DE LARANJA, PASSAS E NOZES





INGREDIENTES:

2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo tradicional (sem fermento)
3/4 xícara de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
50g de nozes picadas grosseiramente 
100g de passas brancas
1 colher de sopa de raspas de laranja
1/2 colher de chá de sal
1/3 xícara de óleo vegetal
2 ovos
200ml de suco de laranja
1 colher de chá de essência de baunilha


MODO DE PREPARO:

Primeiramente, coloque as passas em um recipiente cobertas com água, por um tempo mínimo de 10 minutos. Esse é um segredinho para que as passas fiquem hidratadas e mais macias. Após esse período, escorra a água usando uma peneira.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo inglês ou de pão de forma. Usei uma forma com dimensões aproximadas de 25 x 9 x 7,5 cm. Para untar, use apenas um pouco de óleo vegetal ou então manteiga (nesse caso, polvilhe com farinha de trigo).

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, as raspas de laranja, as nozes, as passas e o sal. Reserve. Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente, é aconselhável o uso de um copo medidor.

Em outro recipiente, bata o ovo ligeiramente. Junte o óleo, o suco de laranja e a essência de baunilha. Despeje sobre a mistura de farinha e misture. Porém não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem. A massa vai ficar um pouco pesada e meio carocenta, diferente de um bolo tradicional. Isso é normal.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve pra assar. O tempo total no forno varia entre 50 a 60 minutos. Retire o bolo do forno, deixe esfriar totalmente e desenforme. 

Pronto! Agora é só se deliciar!

Essa é outra receita bem fácil, não é mesmo?

Tenho certeza de que vocês irão gostar!

Experimentem!

Comentários

  1. Oi. Vou fazer esse bolo. Gostei da receita, mas tenho uma sugestão: não colocar o bicarbonato de sódio, pois ele não faz falta na receita e para muitas pessoas ele é um veneno, dá inchaço no abdômen e forte dor de cabeça. Pra mim basta uma fatia de bolo com esse ingrediente para passar mal por 2 ou 3 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edi! Com certeza não é obrigatório usar o bicarbonato. Nesse caso, use 2 colheres de chá de fermento. Espero que goste. Esse bolo é muito gostoso. Obrigado

      Excluir
    2. O bicarbonato faz muita diferença no resultado final. Eu já fiz o teste para ver a diferença. Não que fique ruim, só com fermento químico fica bom também. mas não a mesma coisa .

      Excluir
  2. Dúvida: usar o caldo coado do abacaxi? Ou o bagaço que ficou na peneira ?

    ResponderExcluir
  3. não encontrei o abacaxi na receita ...somente no titulo!

    ResponderExcluir
  4. Correção..nem no titulo esta escrito,desculpe me confundi devido ao comentário do colega acima.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou cobrir esse bolo com glacê. Tenho vício em coberturas 😂

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas