BOLO DE LARANJA, ABACAXI E NOZES

Quem já teve a oportunidade de experimentar o "bolo de laranja, abacaxi e nozes" do Starbucks? Nossaaaa! É uma verdadeira delícia. Sou até suspeito pra falar, pois é um dos meus bolos preferidos. O sabor cítrico do abacaxi e da laranja, misturado com as nozes e ainda o toque especial da cobertura de chocolate. Hummmmm! 

Depois de comer essa delícia algumas vezes no Starbucks, resolvi procurar na internet alguma receita pra tentar reproduzir esse bolo em casa. Pesquisei tanto nos sites nacionais quanto nos internacionais, no entanto, não tive muito sucesso. Até encontrei um post de uma pessoa que também estava interessada em conseguir essa receita e ela mencionou ter pedido a receita pra um funcionário do Starbucks, mas ele só disse quais eram os ingredientes usados, mesmo assim, sem muitos detalhes. Enfim, mesmo sabendo quais eram esses ingredientes, eu não tinha a menor ideia de quais eram as medidas de cada um e nem o modo de preparo. Até que um belo dia, encontrei uma receita de muffin de abacaxi e laranja, em um site americano (Joy of Baking). Essa receita de muffin também incluía nozes. Ufaaaa! Finalmente, encontrei uma luz no fim do túnel. Hehehe.

Bom, com essa receita do muffin em mãos, resolvi fazer o meu primeiro teste. Na verdade, usei a mesma receita do muffin (que são preparados geralmente em forminhas próprias de 12 unidades) para fazer o bolo, porém usei uma forma de bolo inglês. O único ingrediente adicional foi a cobertura de chocolate. O bolo original do Starbucks também é preparado nesse tipo de forma e tem uma deliciosa cobertura de chocante. A receita do muffin também pedia que o abacaxi, depois de picado, deveria ser amassado e que sua calda fosse escorrida. Inocentemente, tentei seguir as instruções. Como achei complicado amassar o abacaxi com o garfo, resolvi bater um pouco no liquidificador, usando o botão pulsar algumas vezes, só pra desmanchá-lo um pouco. Depois disso, usando uma peneira, deixei a calda escorrer. O que sobrou do abacaxi, utilizei na receita. As únicas substituições que fiz em relação à receita do muffin, foi adicionar fermento em pó ao invés de bicarbonato de sódio, pois fiquei com receio do bolo não crescer, bem como não torrei as nozes e usei óleo vegetal ao invés de manteiga derretida. Preparei a receita e fiquei muito ansioso pra ver o resultado final. Hehehe. Depois de pronto, fui cortar o bolo pra experimentar. De cara, já percebi que o bolo estava desmanchando com muita facilidade ao cortar. O bolo não tinha uma textura firme. A cor também estava muito clara em relação ao bolo original do Starbucks, mas isso não era muito importante. Por outro lado, o sabor estava ótimo. Achei uma delícia. Minha família também aprovou. Diante disso, já comecei a pensar em alternativas pra corrigir o problema. Enfim, essa foi só a minha primeira tentativa.

A questão da cor do bolo foi fácil de resolver, apenas troquei o açúcar comum pelo açúcar mascavo, que inclusive acho muito mais saboroso. Mas eu ainda não sabia o que poderia ter causado o problema da textura. Pensei que fossem as fibras do abacaxi. Talvez a receita fosse exclusiva pra muffin. Sei lá. Daí, na minha segunda tentativa, resolvi utilizar apenas o suco do abacaxi, além do açúcar mascavo. O resultado final foi outro desastre. Pior do que o anterior, pois o bolo se desmanchava ao partir com muito mais facilidade. Porém, o sabor continuava impecável. Muito gostoso. Pelo menos isso. Hehehe.

Pra mim o problema ainda estava relacionado ao abacaxi. Assim, fui fazer outras pesquisas na internet, onde o abacaxi fosse utilizado em massas de bolos. Em muitas receitas que encontrei, o abacaxi era usado apenas em recheios ou então o seu sabor era acionado à massa por meio de essência de abacaxi. Até cheguei a cogitar a possibilidade de também usar a essência de abacaxi. Mas continuando a minha pesquisa, consegui  uma informação valiosa. Encontrei uma receita de bolo de banana com abacaxi (Hummingbird Cake). E foi lá que descobri que o uso do fermento era um dos grandes causadores do meu problema. Se eu tivesse utilizado o bicarbonato de sódio desde o início, conforme apresentado na receita do muffin, eu não teria sofrido com os dois resultados anteriores. Hehehe. Isso foi ótimo também pra eu entender o uso do bicarbonato, que é próprio pra massas ácidas e, que nesse caso, é por conta do abacaxi. Mas não foi só isso. Através de uma dica de uma amiga, o uso do abacaxi também sofreu uma modificação. Cortei o abacaxi em pedaços pequenos, coloquei em uma panela e deixei cozinhando em fogo baixo, até a calda secar ou quase secar totalmente. Depois de deixar esfriar, amassei o abacaxi com um garfo. Por último, usei uma peneira para deixar escorrer a calda restante. 

Pronto! Finalmente, após três tentativas, o meu bolo de laranja, abacaxi e nozes deu certo! Ufaaaaa! Ficou firme e muito parecido com o original do Starbucks, tanto na aparência quanto no sabor. Vale ressaltar ainda que esse bolo não é fofinho. A textura é mais compacta, mais firme. Ficou uma delícia! Hummmm! Do tipo fazer e acabar rapidim! Hehehe.

No entanto, a partir de um comentário feito aqui nessa receita, que foi uma tentativa de preparar o bolo e cujo resultado não deu muito certo, resolvi avaliar melhor o preparo dessa receita. Pra começar, o fato de eu considerar o bolo parecido com o original do Starbucks é uma opinião apenas. Como o próprio nome diz, esse bolo é "tipo Starbucks" e não é exatamente igual ao original. Pelo menos pra mim, ficou parecido e bem gostoso. Claro que vai ter gente que não vai gostar, assim como tem gente que não curte nem o original. Normal. Hehehe.

Bom, baseado em outra receita que já preparei muitas vezes e que também está disponível nesse blog, o bolo de laranja, passas e nozes, resolvi fazer uma quarta tentativa para tornar a receita mais simples e mais gostosa. Substituí o iogurte natural e a essência de laranja por suco de laranja e essência de baunilha. Acredito que agora consegui melhorar ainda mais o resultado final. Espero que todos gostem. Caso não achem o resultado parecido com o do bolo original do Starbucks, pelo menos posso garantir que esse bolo é muito gostoso! Hehehe. 

Agora vou passar a receita final pra vocês! Experimentem!


BOLO DE LARANJA, ABACAXI E NOZES








INGREDIENTES:

Massa:

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo tradicional
3/4 xícara chá de açúcar mascavo
1/4 xícara de chá açúcar cristal ou demerara
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
50g de nozes picadas grosseiramente
1/2 colher de chá de sal
Raspas de uma laranja inteira
1/2 xícara de óleo vegetal ou manteiga sem sal derretida
150ml de suco de laranja
2 ovos grandes
1 abacaxi grande
1 colher de chá de essência de baunilha


Cobertura (Ganache de chocolate):

1 tablete de 170g de chocolate meio amargo
100g de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga (opcional)


MODO DE PREPARO:

Primeiramente, pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo inglês ou de pão de forma. Usei uma forma com dimensões aproximadas de 25 x 9 x 7,5 cm. Pra untar, use apenas um pouco de óleo vegetal ou então manteiga (nesse caso, polvilhe com farinha de trigo).

Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente, é recomendável o uso de um copo medidor. É um item super prático e indispensável em qualquer cozinha.

Bom, em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar mascavo, o açúcar cristal, o bicarbonato, as raspas de laranja, as nozes e o sal. Reserve.

O processo de preparo do abacaxi é o seguinte: após descascar, pique o abacaxi em pedaços pequenos, coloque em uma panela em fogo baixo e deixe cozinhar até a calda secar. Depois de esfriar, amasse bastante os pedaços de abacaxi com um garfo e passe em uma peneira para retirar a calda que irá soltar. Para ajudar a retirar o excesso de calda, use uma colher para pressionar o abacaxi e deixar a calda escorrer pela peneira. O resultado vai ser um tipo de purê grosso. Essa quantidade de abacaxi restante será equivalente a aproximadamente a uma xícara de chá. Essa parte do preparo do abacaxi é a mais trabalhosa, mas vai valer a pena. Rsrsrs.

Em outro recipiente, bata os ovos ligeiramente. Junte o óleo, o abacaxi, o suco de laranja e a essência de baunilha. Despeje sobre a mistura de farinha e misture. Não use batedeira. De preferência, use uma espátula, mas não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem. A massa vai ficar meio pesada e carocenta. É assim mesmo. O aroma da mistura ainda crua já é uma delícia! Hehehe.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve pra assar. O tempo total vai depender do forno de cada um. No meu caso, o bolo assou entre 50 a 60 minutos.

Deixe o bolo esfriar totalmente e retire da forma. Para finalizar, prepare a cobertura (Ganache). Pique o chocolate meio amargo e o derreta em banho maria, junto com a manteiga, misturando bem. Desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture até a Ganache ficar homogênea.

Como alternativa à Ganache, também costumo usar apenas o chocolate meio amargo, para deixar a cobertura menos gordurosa. Nesse caso, dou um toque especial que facilita bastante. Após o chocolate derreter totalmente, adiciono 1 colher de café de água e misturo. O resultado vai ser uma mistura de chocolate pastosa e mais fácil de espalhar com uma colher ou espátula sobre o bolo. 

Finalmente, é só despejar a cobertura escolhida sobre o bolo e espalhar. Deixe a cobertura esfriar e endurecer um pouco e pronto! É só se deliciar!

É uma receita bem fácil, não é mesmo?

Espero que gostem!









Comentários

  1. Respostas
    1. Essa receita é incrível!!! Fui no mercado hoje a tarde comprar os ingredientes que não tinha todos em casa.
      Acabei de partir o bolo e esta incrível de delicioso!!!

      Excluir
  2. Não acredito que achei uma receita! Estou sofrendo de desejo deste bolo nesse momento e não tem uma Starbucks pra eu correr até lá!
    Muiiiiiiiito obrigada por compartilhar sua descoberta! Assim que eu fizer volto pra contar como ficou! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia! Espero que tenha dado tudo certinho. Hehe. Esse bolo é delicioso. Sugiro também que vc tente preparar outros dois bolos que postei aqui no blog: bolo de laranja, passas e nozes e bolo de banana, chocolate e nozes. Eles fazem um sucesso danado também. Hehe.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Marcelo!!!!!!! Você caiu do céu com essa receita que eu tanto amo!!! Vou correr atrás dos ingredientes e fazer o quanto antes. Depois te conto como ficou!!!!! uhulllllllll

    ResponderExcluir
  5. Pôxa!!!! Fiz e não ficou igual, nem parecido!!!!! Segui todos os passos, as quantidades, as dicas... e ficou parecendo um pão com gosto muito leve e pouco doce. Que pena!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito generoso e desprendido para postar essa receita, nuuunca comi, mas sempre desejei um bolo de abacaxi, vou fazer e te digo.
    Quanto a receita, li sobre a química que acontece com o uso do bicarbonato yogurt e citrico( latranja limao abacaxi) necessario uso de citricos para tirar o sal do bicarbonato e a reacao ocorre formando uma massa mais areada, e o yogurt era necessario....mas não sei por que! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Adorei todas as dicas! Estarei testando esta receita muito breve. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Perfeita a explicação do bicarbonato. Adorei seus testes! Vou fazer o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a receita, fiz e o resultado foi ótimo !!!!. apenas colocaria um pouco apenas de açúcar no abacaxi. Acho que faltou um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo retorno. Vou acrescentar mais um pouquinho de açúcar.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Que bom que gostou, Silvana! Obrigado pelo retorno.

      Excluir
    2. Esse bolo já virou tradição de Natal aqui em casa, maravilhoso. Obrigada ,
      é o favorito da minha filha Clara de 7 anos .

      Excluir
    3. Ah que legal! Fico feliz de saber! Obrigado

      Excluir
  11. Olá Marcelo, tudo bem? Hoje quando abri o pinterest dei de cara com esse bolo( laranja abacaxi e nozes e cobertura de chocolate 😋😋). Nao resisti em clicar na imagem. Li toda explicação sobre a confeção deste bolo, incrivel. E pensei será que não devias testar este bolo com um pouco de canela? Para dar uma corzinha. Eu já fiz um bolo com os mesmos ingredientes menos as nozes e sempre uso canela. E por sempre experimentar bolos de frutas americanos uso normalemente o bicarbonato. Para mim os bolos de frutas secas tem que ter canela. Mas é só uma opinião de uma aprendiz.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que nao entendi muito bem a adição do abacaxi na massa. Passa na peneira amassando o abacaxi, e depois usa o mesmo abacaxi amassado?

    ResponderExcluir
  13. Fiz hoje, ficou muito bom, dá para perceber todos os sabores laranja, abacaxi e o chocolate. Para quem gosta de bolo fofinho não é o caso ele fica um pouco pesado, mas muito saboroso.

    ResponderExcluir
  14. Olá amei...mas antes de fazer, tenho uma dúvida. Na massa eu uso o abacaxi ou a calda que foi extraído do abacaxi? Se vc me responder, farei com certeza 😍

    ResponderExcluir
  15. Boa noite ! A medida da sua xícara é 240 ml? Quero muito fazer esse bolo.

    ResponderExcluir
  16. Posso substituir nozes por castanha do para?

    ResponderExcluir
  17. Com certeza , irei fazer esse bolo. Todos os ingredientes são tudo de bom. Parabéns pela criatividade!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Hummmm deve ser uma delícia! A xícara que você usa para medir a farinha de trigo são de quantos ml?

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por partilhar esta receita, andava ansiosa por descobrir como fazer este bolo.

    ResponderExcluir
  20. Que parte do abacxi usa no bolo: a parte mais fibrosa que ficou no passador ou a parte mais cremosa que passou para baixo?
    Quantos mililitros tem a chávena medida?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Fiz hoje, ficou maravilhoso...já vai para minhas receitas favoritas!

    ResponderExcluir
  22. Usa-se o purê do abacaxi na massa do bolo, espero estar certa.

    ResponderExcluir
  23. Fiz ontem com pequenas alterações, para deixá-lo um pouco mais saudável.
    Utilizei xícara de 240ml.
    Distribui a quantidade de farinha sendo 1 xic. farinha de trigo integral; 1 xic. farelo de aveia e 1/2 xic. amido de milho.
    O abacaxi utilizei 1 xic. da geléia que já tinha feito conforme receita do site:
    https://vitat.com.br/receitas/70585-geleia-de-casca-de-abacaxi
    Coloquei 1 colher de sopa de fermento em pó e 1/2 colher chá de bicarbonato de sódio.
    Diminui o açúcar pois a geleia já estava bem doce e sempre reduzo o açúcar das receitas que faço.
    Ficou uma delícia, agora preciso experimentar o original para comparação.
    Obrigada por compartilhar a receita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas