BOLO DE LIMÃO

Meu programa de culinária favorito na TV é o "Cozinha Prática" no canal GNT. A apresentadora Rita Lobo é muito carismática, super didática e suas receitas são realmente super práticas. Além do programa, a Rita tem um site de receitas muito conhecido e acessado, que é o Panelinha - Receitas que funcionam, que já está no ar desde o ano de 2000. Sou fã de carteirinha da Rita. Vale a pena dar uma conferida no programa e no site. Recomendo!

A receita campeã de acessos no Panelinha é a do "bolo delícia de limão". Resolvi testar e descobri o motivo de tanto sucesso. Hehehe. Esse bolo é simplesmente divino e é tão fácil de fazer. E como é de praxe, gosto de dar o meu toque especial. Na verdade, foi apenas um único toque: a baunilha. Praticamente todos os bolos que costumo preparar, adiciono a baunilha. Não tem como deixar de usar esse ingrediente que deixa os bolos com um sabor tão especial.

Faltou mencionar que esse bolo tem uma cobertura, que é um glacê feito com uma mistura de açúcar de confeiteiro e suco de limão. A receita desse glacê também está no site do Panelinha (clique aqui para ver). Nossa! O resultado ficou fantástico. O bolo ficou muito fofinho e delicioso. Hummm!

A receita está logo abaixo e é exatamente a mesma da Rita, com a adição da baunilha. Também fiz testes com a margarina em substituição à manteiga e o resultado ficou muito bom.

Façam esse bolo delicioso e confiram o porquê essa receita é a mais acessada do site do Panelinha. Garanto que vão adorar. Hehehe.


BOLO DE LIMÃO





INGREDIENTES:

Massa:
 
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de chá de fermento químico em pó
200g de manteiga (ou margarina)
1/2 colher de chá de sal
4 ovos
1 xícara de chá de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspas de 2 limões

Cobertura:

1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de suco de limão
Raspas de limão para decorar


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo com furo no meio. Para untar, use apenas um pouco de manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente, é aconselhável o uso de um copo medidor e de colheres medidoras.

Na batedeira, coloque a manteiga (ou margarina) em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Quando a massa estiver bem lisa, desligue a batedeira. Adicione as raspas de limão e misture com uma espátula.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve pra assar. O tempo total no forno é de aproximadamente 45 minutos, o que vai depender do forno de cada um. Retire o bolo do forno, deixe esfriar totalmente e desenforme.

Para finalizar, prepare o glacê. Numa tigela, coloque o açúcar de confeiteiro, misture o suco de limão rapidamente e espalhe sobre o bolo. Depois de um tempo, o glacê endurece.

Pronto! Agora é só saborear essa delícia!

Comentários

Postagens mais visitadas