TORTA-BOLO DE LIMÃO COM CHANTILLY

Mesmo se for preparada na sua versão mais simples, a torta de limão é sempre uma delícia, né? Sou até suspeito pra falar, pois essa é uma das minhas sobremesas favoritas.

Já tinha preparado várias vezes a torta de limão, mas sempre com a massa feita à base de biscoito triturado com manteiga, que é muito simples e fácil. Porém, confesso que ficava meio incomodado com o sabor e a textura da massa, por conta principalmente da quantidade de manteiga.

Certo dia desses, estava assistindo o programa "Tempero de Família" do Canal GNT, apresentado pelo Rodrigo Hilbert. Ele preparou uma receita de torta de limão que me chamou muito a atenção pelo fato da massa ser de bolo, além de parecer super deliciosa. Achei muito interessante e resolvi testar. E como é de praxe, dei o meu toque especial e fiz algumas pequenas modificações, baseado em minhas experiências anteriores. Hehehe. Nesse caso, adicionei essência de baunilha à massa do bolo que, na minha opinião, faz muita diferença no sabor final de qualquer bolo ou sobremesa, bem como fiz uma cobertura de chantilly para incrementar não apenas o sabor, mas também o visual. Finalmente, aumentei um pouquinho a quantidade de creme de leite da mousse e reduzi a quantidade de açúcar da massa.

Depois de pronta e de deixar algumas horas na geladeira, chegou a hora de experimentar a torta. Jesus amadoooooo. Ficou bom demaaaaais da conta. O que achei mais interessante foi a leveza tanto no sabor quanto na textura. Ficou perfeita. Aprovadíssima!!! De agora em diante, as minhas tortas de limão sempre serão feitas com essa massa de bolo. Sem sombra de dúvidas.

Confiram abaixo a receita e se deliciem com essa sobremesa simples!


TORTA-BOLO DE LIMÃO COM CHANTILLY



INGREDIENTES:

Massa do bolo:

3 colheres de sopa de margarina (ou manteiga)
2 ovos
1 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Mousse de limão:

1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite (200g cada uma)
Suco de 3 limões (uso o taiti)

Cobertura:

Chantilly o suficiente para decorar (pode ser o spray, aquele vendido em supermercados)
Raspas de limão


MODO DE PREPARO:

Em uma batedeira, bata os ovos, a margarina e o açúcar. Acrescente a farinha de trigo e o leite. Quando o creme ficar bem homogêneo, adicione o fermento e misture com uma espátula.

Coloque a massa em uma forma de fundo removível bem untada e enfarinhada. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos, até ficar bem douradinha. Deixe o bolo esfriar. Com uma faca e uma colher, tire o miolo do bolo com cuidado, formando uma cavidade redonda e mantendo as bordas. 

Prepare a mousse de limão, batendo o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão no liquidificador por 5 minutos.

Preencha o espaço do bolo com a mousse de limão. Cubra com chantilly e espalhe as raspas de limão. Leve à geladeira para a mousse firmar e sirva bem geladinha.

Pronto, agora é se acabar de tanto comer. Com moderação, é claro! Hehehe.



Comentários

Postagens mais visitadas