SOPA CREMOSA DE LEGUMES AO CURRY

Chegou o inverno e nada melhor do que uma sopa bem quente para espantar o friozinho. Além de ser um prato saudável e prático, preparar uma sopa não demanda muito tempo nem mesmo muita habilidade na cozinha. Basta apenas ter alguns legumes e temperos simples para poder fazer uma sopa bem gostosa. Sou até suspeito para opinar, pois sou muito fã de sopas em geral. Hehehe.

Para deixar a sopa com um sabor mais especial e diferenciado, uma ótima opção é acrescentar o "curry em pó". Esse tempero é uma mistura de especiarias (açafrão da terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, noz moscada, pimenta etc.muito comum na cozinha indiana, tailandesa e de outros países asiáticos, que pode ser usado no preparo de diversos pratos, tais como, arroz, carnes, legumes etc. Na verdade, não existe apenas uma receita de "curry em pó" e, dependendo do país, a variedade de ingredientes utilizados é muito grande. Para mais informações, clique aqui.

Outra praticidade dessa receita de sopa é que ela permite a substituição dos legumes de acordo com a preferência de cada um, ou seja, você prepara a sopa de acordo com os legumes que mais gosta e tem em casa. Além disso, pode-se aproveitar, por exemplo, aquele ensopado de frango que foi preparado no almoço, ou seja, o caldo e a carne do frango podem ser aproveitados para incrementar a sopa e deixá-la ainda mais gostosa. Hummmm. Fica uma delícia!

É importante lembrar também que essa receita de sopa foi uma tentativa de especificar a quantidade aproximada de cada ingrediente, mas nem sempre sigo exatamente essa regra. Na grande maioria das vezes, vou adicionando os legumes e ajustando os temperos a olho e de acordo com o meu gosto, ou seja, sem se preocupar com a quantidade exata. O que sempre levo em conta é o tamanho da panela. Hehehe.

Já fiz essa sopa com legumes diferentes e todas ficaram bem gostosas. A receita apresentada logo abaixo leva batata, cenoura e inhame. Mas já fiz com apenas batata e abobrinha, como também com batata, abobrinha, cenoura e mandioquinha. Portanto, tenha em mente que é sempre possível utilizar vários legumes e combinações de acordo com o seu gosto.

Então é isso. Espero que gostem. Bom apetite!


SOPA CREMOSA DE LEGUMES AO CURRY




INGREDIENTES:

3 batatas grandes
3 cenouras médias
3 inhames grandes
5 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1/2 colher de chá de curry em pó
1 colher de sopa de azeita de oliva extravirgem
Água (o suficiente para cozinhar os legumes e ajustar a cremosidade da sopa)
Peito de frango previamente preparado e desfiado, a gosto (opcional)
Caldo de frango previamente preparado, a gosto (opcional)
Sal, a gosto
Salsinha, a gosto

OBS.: outros legumes também podem ser utilizados nessa receita, de acordo com a preferência: abobrinha, abóbora, batata baroa (ou mandioquinha), chuchu etc, mantendo a proporção dos ingredientes.


MODO DE PREPARO:

Descasque e corte grosseiramente os legumes. Aqueça o azeite numa panela grande ao fogo médio. Junte a cebola, o alho, o sal e o curry e deixe refogar, mexendo até que as cebolas fiquem translúcidas e não escurecidas. 

Acrescente as batatas, as cenouras, o inhame e misture tudo. Em seguida, acrescente a água (e o caldo de frango, se quiser) até cobrir os legumes, deixe ferver e diminua o fogo. Cozinhe até que os legumes fiquem bem macios. 

Bata tudo no processador de mão ou liquidificador para deixar a sopa bem cremosa. Se necessário, ou se preferir, adicione mais água. Volte ao fogo e adicione frango desfiado (se quiser), a salsinha e ajuste o sal. 

Sirva imediatamente, de preferência acompanhada de torradinhas. Hummmm! Bom demais!

Comentários

Postagens mais visitadas