MUFFIN DE MAÇÃ

Conforme já postei anteriormente aqui no blog, grande parte das receitas que costumo preparar ou experimentar são as de muffins. Além de preparo rápido, os muffins são práticos e ideais para comer em qualquer hora do dia. Meus preferidos são os que levam frutas. É bom demaaaaais!

Como também sou muito fã de maçã, pesquisei na internet algumas receitas de muffin de maçã para testar. Como existem diversas receitas, resolvi selecionar algumas para experimentar. Fiz alguns testes e ajustes até chegar à receita final que mais me agradou. Na verdade, essa receita foi baseada em outras duas receitas (Iowa Girl Eats e Add a Pinch), onde fiz minhas próprias modificações.

Com certeza esse foi um dos melhores muffins que já preparei. A receita leva pedaços de maçãs, canela e baunilha na massa, além de uma cobertura especial, que fazem toda a diferença no resultado final. Fica uma delíciaaaaaa! E o melhor de tudo é que muito fácil de fazer. Não tem segredos. 

Talvez o único inconveniente, se é que posso chamar assim, para quem é marinheiro de primeira viagem, é que é necessário comprar uma forma própria para assar os muffins, bem como as forminhas de papel. Mas podem ter certeza de que vai valer a pena. Hehehe.

Confiram essa receita deliciosa!


MUFFIN DE MAÇÃ




INGREDIENTES:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar comum
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
2 xícaras de chá de maçãs cortadas em pedaços de aproximadamente 1cm
1/4 xícara de chá de manteiga derretida
1/2 xícara de chá de leite
2 ovos
1 e 1/2 colher de chá de essência de baunilha


Cobertura:

1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de aveia laminada grossa
1/4 xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 colher de chá de canela em pó


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, distribua as forminhas de papel na forma própria para assar 12 muffins. Não é necessário untar a forma.

Em um recipiente grande, adicione os ingredientes secos, ou seja, a farinha, o açúcar comum, o açúcar mascavo, o fermento, o sal e a canela. Misture tudo e reserve. Em outro recipiente, junte a manteiga derretida, o leite, os ovos ligeiramente batidos e a baunilha. 

Adicione a mistura dos líquidos à mistura da farinha. Junte os pedaços de maçãs. Não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem. Esse é um dos segredos para que os muffins fiquem fofinhos. E se ficar com uns gruminhos, não tem problema. Quanto menos mexer, melhor. Distribua a mistura nas 12 forminhas de papel. Em média, são duas colheres de sopa para cada muffin. 

Por fim, misture todos os ingredientes da cobertura até que formem uma farofa e cubra os muffins. Leve para assar por um tempo entre 25 a 30 minutos, o que vai depender do forno de cada um.

Retire do forno. Deixe esfriar por pelo menos 10 minutos para retirar os muffins da forma própria. Prefiro deixar esfriar totalmente para saborear. A dica é comer horas depois de preparar os muffins, pois o sabor fica ainda melhor. Hummmm!!!






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas