BOLO DE FUBÁ COM PARMESÃO

Bolo de fubá de milho me faz lembrar dos tempos de infância, de tomar café na casa das minhas avós e, claro, de comida simples feita na fazenda. É tudo de bom. Hummmm!!! 

Certo dia vi no site do programa Mais Você uma receita de "bolo de fubá cremoso". Além de parecer muito saborosa e prática, a receita tinha como ingrediente o queijo parmesão. Fiquei curioso para experimentar. O bolo ficou gostoso, com a massa bem molhadinha e um sabor diferenciado por conta do queijo, porém achei doce demais. Isso já era esperado, tendo em vista que a receita leva 3 xícaras de chá de açúcar. Normalmente, uma receita de bolo leva em média 1 xícara de açúcar. Então, resolvi fazer algumas alterações e testar.

Primeiramente, reduzi a quantidade total de açúcar para 1 xícara. Além disso, como prefiro bolos com textura um pouco menos cremosa, resolvi aumentar a quantidade de fubá. E por fim, também dei um toque final à massa ao acrescentar um pouquinho de erva-doce. Nossaaaa! O bolo ficou melhor do que eu imaginava. Resultado aprovadíssimo. Hehehe.

Vale destacar também que, o bolo ficará ainda melhor se for utilizado o fubá moído (fubá comum), obtido a partir da moagem de milho amarelo ou milho branco. Tanto a textura quanto o sabor serão diferenciados, com cara de comida feita na fazenda. No interior de Minas, por exemplo, é fácil de encontrar o fubá moído, mas nas grandes cidades, como no caso do Rio de Janeiro, é mais fácil de encontrar o fubá industrializado (fubá mimoso), aquele vendido em supermercados. Algumas informações sobre o fubá podem ser encontradas no site do Atelier Gourmand. Confiram!

Essa receita é muito gostosa, prática e foi aprovada por todos!

Vale à pena experimentar!


BOLO DE FUBÁ COM PARMESÃO





INGREDIENTES:

3 xícaras de chá de leite
3 ovos
1 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de fubá (preferencialmente, o fubá moído)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
50g de queijo parmesão ralado
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de erva-doce (opcional)


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo redonda com furo no meio de 24cm.  Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Em um liquidificador, adicione o leite, os ovos, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo, a manteiga, o fermento, o queijo parmesão e o sal. Bata tudo até formar uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador, junte a erva-doce e misture com uma colher.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve para assar por aproximadamente 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em seguida.

Uma ótima dica é comer o bolo com café. Bom demais da conta!!! Rsrsrs.

Espero que gostem!

Comentários

Postagens mais visitadas